RADIO NOVO TEMPO

INSPIRAÇÃO JUVENIL




Sábado, 20 de Junho de 2015

BOAS AÇÕES
A sabedoria que vem do Céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Tiago 3:17
A igreja estava repleta, e o sermão daquela manhã era atentamente ouvido por todos. Os membros da comunidade religiosa estavam em reverência e, com suas bíblias abertas, acompanhavam cada texto indicado pelo pastor em sua pregação.
As pessoas haviam se preparado para aquela manhã de estudos da Palavra de Deus, escolhendo uma roupa especial para o encontro e colocando no coração a alegria de reencontrar os irmãos de fé e, quem sabe, conhecer pessoas que os visitavam para saber mais sobre Deus,
O cristianismo daquela comunidade era exemplar, pois não se resumia apenas em encontros na igreja. O pastor costumava ajudar as pessoas do bairro e organizava ações sociais com o auxílio dos membros, que sempre se interessavam em auxiliar o próximo. Todos confiavam nas promessas maravilhosas e no conforto que encontravam na Bíblia e não se contentavam em manter aquelas verdades apenas para si mesmos. Por isso, estavam sempre envolvidos com ações que alcançavam e ajudavam quem precisava de conforto emocional e espiritual. Eles nunca se esqueciam do que está escrito em Tiago 2:17: "Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta."
Um dos segredos para se viver o cristianismo é comprometer-se com as ações de sua igreja. Exercer uma religiosidade de aparências apenas destrói a fé. É pre­ciso se envolver com as pessoas da comunidade religiosa, fazendo amigos, par­ticipando dos corais, das classes de estudo da Bíblia e das atividades sociais que reúnem as famílias e pessoas da todas as idades.
Quanto mais unida for uma comunidade e quanto mais ela se empenhar em conjunto para levar a mensagem de salvação, mais fortes serão os seus membros. Com vigor espiritual, os cristãos farão o que Cristo espera de cada um deles: a formação de discípulos preparados para herdar a vida eterna..
Participe com muito empenho de todas as atividades de sua igreja e, tenha certeza, sua fé será fortificada por meio do trabalho para Deus.


Sexta, 19 de junho de 2015

TIMIDEZ
- E os oficiais dirão também: "Se houver aqui um homem tímido e medroso, então que volte para casa. Se não, pode acontecer que os outros soldados fiquem com medo também." Deuteronômio 20:8
Fui um adolescente tímido. Para mim, falar em público era um grande desafio. Eu preferia ficar quieto, prestando atenção e não arriscava conversar. Sofria também na sala de aula, pois não tinha coragem para fazer perguntas mesmo quando tinha dúvidas em alguma matéria.
Todavia, quando conheci a Bíblia e comecei a estudá-la, sentia vontade de compartilhar o que o Senhor estava fazendo em minha vida. Quando via prega­dores ou amigos falando do amor de Jesus, eu os admirava e ficava imaginando se um dia conseguiria fazer o mesmo. Desejava, pelo menos, conversar sobre Deus em um grupo de amigos.
Deparei-me, então, com o texto de l Coríntios 12:31: "Por isso se esforcem para ter os melhores dons." Percebi, assim, que era necessário algum esforço para ser abençoado com um dom. Orei a Deus, expondo minha dificuldade e medo, di­zendo que a timidez estava atrapalhando meu desenvolvimento como pessoa e que, possivelmente, me impediria de falar sobre Cristo para os outros. Pedi para que Ele me ajudasse e que me oferecesse oportunidades para vencer a inibição.
A oportunidade veio no fim de semana, quando um amigo me pediu para que orasse em nosso grupo de estudos da Bíblia. Aceitei o desafio e, gaguejando, fiz minha primeira prece em público. Eu estava tão nervoso que não consegui fechar os olhos durante a oração, pois minhas pálpebras tremiam. Depois disso, tive outras oportunidades e, com a coragem que vinha do alto, passei a enfrentar os desafios. Até hoje, quando preciso falar em público, abaixo minha cabeça e peço ajuda a Deus, pois sei que sem Ele, a timidez pode ser maior que a cora­gem que conquistei durante todo o meu tempo de caminhada cristã.
Se você também é tímido e deseja vencer esse empecilho, procure o Criador em oração e peça a ajuda dEle para vencer o medo e a vergonha. Esteja preparado para enfrentar as situações que aparecerem, pois é impossível vencer a timidez sem a disposição de se expor. O medo de falar em público pode impedir seu sucesso pessoal e, principalmente, frustrar as chances de propagar o amor de Deus.
Confie no Senhor e tenha certeza de que Ele lhe dará forças para superar esse desafio.


Quinta, 18 de junho de 2015

MUDE PARA MELHOR
Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Filipenses 3:13
Qual o motivo dessas notas? - Antônio perguntou para o filho que estava de cabeça baixa.
- Eu poderia ter prestado mais atenção às aulas - Mário confessou. - Po­deria ter estudado mais e ficado menos tempo no computador e no vídeo game,
- Sim. Você poderia ter feito melhor; mas, por que não fez?
A resposta de Mário foi o silêncio.
- Vou confiscar seu celular - disse António. - Vou controlar seu tempo de uso do computador e de jogos eletrônicos. E vou monitorar seus estudos e notas no próximo bimestre.
- Mas...
- Sem "mas", Mário! - o pai falou em um tom mais ríspido - Você pode mu­dar suas notas do bimestre passado? Não! Alguma vez eu lhe dei castigo e depois mudei de ideia? Não! - Antônio respirou. - Não podemos mudar o que passou, mas podemos evitar que algo ocorra de novo.
Em nossa vida acontecem fatos que não podem ser mudados. Algumas pessoas remoem e revivem problemas que já não têm solução, imaginando que poderiam ter agido de outra forma para evitá-los. É preciso aprender a aceitar aquilo que não pode ser mudado e a conviver com as consequências daquilo que deu errado. Pensar no que ocorreu ou sofrer por isso não ajudará em nada. Enfrentar as consequências irá torná-lo mais forte e mais preparado para a vida.
Contudo, não basta conformar-se com o passado. É preciso tomar atitudes para que o erro não se repita. E necessário reavaliar ações, ver quais delas de­sencadearam o problema e ordenar a vida para não voltar a falhar. Concentre-se naquilo que você pode mudar para melhor, sem ficar revivendo dores antigas.
Não se esqueça de guiar suas novas atitudes de acordo com a Palavra de Deus, pois a Bíblia é o manual perfeito de sobrevivência para este mundo. Você não pode alterar o passado; mas, hoje, tem a chance de projetar um novo futuro.


Quarta, 17 de junho de 2015

DOMÍNIO PRÓPRIO
Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. Gálatas 5:22,23
Na saída da escola, Frank jogou a bolsa de lado e avançou em direção a Sérgio. Chegou empurrando e, em seguida, deu socos e pontapés contra o garoto que o havia provocado. Os alunos formaram um círculo ao redor da cena, gri­tando palavras de incentivo para que continuassem a pancadaria,
Frank batia em Sérgio sem parar, pois estava habituado com brigas e já ha­via sido expulso de outras três escolas por agredir os companheiros. A vítima tentava se defender como podia e estava visivelmente surpresa com a atitude do colega de sala. Jamais imaginaria que Frank reagiria daquela maneira por causa da breve discussão que tiveram na aula.
A briga só terminou quando funcionários da escola chegaram ao local e separaram os dois. Frank estava muito nervoso e tentou escapar do monitor de disciplina que o segurava, para voltar a bater em Sérgio.
Um tumulto se formou com alunos, professores e pais que chegavam para bus­car os filhos. Um dos monitores teve o bom senso de levar os brigões para dentro da escola, encaminhando Sérgio para a enfermaria e Frank para a diretoria.
- Por que você fez isso? - perguntou o capelão do colégio enquanto Frank esperava na antessala do diretor.
- Eu estava nervoso! Não consegui me controlar - o garoto respondeu cabisbaixo. - A raiva sempre é mais forte do que eu.
Quantas vezes você se descontrolou por algo pequeno? Quantas vezes per­mitiu que a raiva o dominasse diante de uma situação? Quantas vezes gritou, ofendeu ou agrediu pessoas a quem você ama? Já se arrependeu de ter agido de uma forma impetuosa, sem pensar nas consequências e sem calcular quem você poderia machucar com sua explosão de ira?
Se você tem dificuldades para se controlar diante de determinadas situações, ore ao Senhor, pois somente o Espírito Santo pode lhe conceder o domínio pró­prio. Em momentos de raiva, pare, reflita, e peça ajuda de Deus para que o auxilie a controlar suas ações e palavras. Atitudes tomadas nesse ímpeto odioso podem afastar as pessoas que estão ao seu redor.


Terça, 16 de junho de 2015
SAÚDE
Tem compaixão de mim, pois me sinto fraco. Dá-me saúde, pois o meu corpo está abatido. Salmo 6:2
Sentado na sala de espera do consultório médico, Jonas olhava para os núme­ros dos exames em suas mãos e não entendia nada. Ele estava com sobrepeso, não conseguia fazer atividades físicas sem se sentir cansado. Além disso, seu rendimento escolar estava caindo. Jonas tinha problemas de relacionamento, pois os outros alunos da escola faziam piadas de mau gosto em virtude do seu peso.
- Você terá que mudar muito os seus hábitos, Jonas - disse o médico ao atendê-lo. - Seus exames indicam riscos de diabetes e de outras doenças.
- Eu vou morrer? - perguntou o adolescente, preocupado.
- Não! - o doutor riu. - Não é tão sério assim, mas temos que cuidar da sua saúde para que seu quadro não se agrave. Há diversos fatores para a obesidade e, pelo que já conversamos, você está "gordinho" por causa dos maus hábitos. Não quero que você emagreça por uma mera questão estética, mas para que seja saudável e melhore sua autoestima.
- O que ele precisa fazer, doutor? - perguntou a mãe.
- Na verdade, toda a família precisará fazer algo. Jonas necessitará de ajuda para diminuir o consumo de doces, refrigerantes e comidas gordurosas, como carnes, frituras e sanduíches. Vamos incluir legumes, frutas e água em sua dieta, além das atividades físicas. Isso o ajudará a perder peso, a evitar má formação em sua estrutura óssea e a prevenir futuros problemas cardíacos por causa da atual alimentação dele.
- E vou tomar algum remédio? - Jonas perguntou.
- Vou prescrever um único medicamento para você - o médico falou e es­creveu algo numa receita, mostrando-o para o paciente. Jonas riu quando leu a prescrição: "força de vontade!"
Maus hábitos alimentares prejudicam a saúde. Pode até ser gostoso comer muitas guloseimas, mas as consequências para o corpo são devastadoras. Obe­sidade pode resultar em diabetes, problemas cardíacos e outros males evitáveis com alimentação adequada e hábitos de vida saudável.
Deus se preocupa com seu bem-estar e não quer que você fique doente. Se você sente dificuldade para mudar seus hábitos, peça ajuda ao seu Criador e aos seus familiares. Eles o ajudarão na conquista de um estilo de vida saudável.


Segunda, 15 de Junho de 2015
COLECIONADOR

Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele: - Joguem fora todas as imagens dos deuses estrangeiros que vocês têm. Purifiquem-se e vistam roupas limpas. Gênesis 35:2
Era simplesmente inacreditável que alguém tivesse jogado aquilo fora! Ronaldo agachou fascinado ao lado do entulho de gibis antigos e folheou um ou outro, verificando que alguns estavam velhos, mofados e fétidos. Fez uma pilha com todos eles, colocou-a nos braços e foi para casa. Enquanto caminhava, pensava no quanto gostava daquele cheiro de papel velho.
Ronaldo abriu o portão enferrujado de seu lar e atravessou o estreito corredor que o levava para o cômodo em que vivia. Colocou as revistas num canto encardi­do de sua varanda e as admirou mais uma vez. Separou por tamanho e estado de conservação. Quando tivesse tempo, leria os gibis que estavam bons e guardaria todos com muito cuidado. Separou duas revistas e entrou em casa, sentando-se num sofá de pano manchado de bolor.
O cheiro do local era insuportável para qualquer outra pessoa, pois estava repleto de quinquilharias que Ronaldo recolhia pela vizinhança. Tudo o que descartavam, ele trazia para casa. Assim, colecionava itens inúteis, sujos e peri­gosos, vivendo no meio do lixo que atraía muitos ratos e baratas. Recostado em sua poltrona, ele não se incomodava com a sujeira e com o acúmulo exagerado de livros, revistas, vidros, panelas velhas, móveis, descartes de construção, apare­lhos eletroeletrônicos velhos ou com defeito, entre outros incontáveis itens. Ele não era apenas um colecionador, mas um acumulador compulsivo que precisava de tratamento.
Muitos insistem em acumular elementos inúteis e não conseguem se des­fazer deles. Juntam objetos desnecessários ou sentimentos que machucam. Guardam coisas que nunca usarão, ou rancores do passado que só trazem sofrimento.
O convite de Deus hoje é para que descartemos tudo que é nulo em nossa vida. Jogue fora o que lhe afasta do Senhor. Elimine sentimentos ruins e itens que você nunca usará. Aprenda a viver com tudo o que é realmente útil e neces­sário em sua vida.

3 comentários:

  1. muito bom para quem não tem oportunidade de comprar um devocional, é uma oportunidade de ler coisas relacionadas aos ensinamentos de Deus

    ResponderExcluir
  2. Ótimo,minhaae não pode comprar e o devocional 2015 e ótimo!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo,minhaae não pode comprar e o devocional 2015 e ótimo!!

    ResponderExcluir