RADIO NOVO TEMPO

sábado, 29 de setembro de 2012

LIÇÃO 1: A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO E VOCÊ

VERSO BÍBLICO: "Somos servos do Deus dos céus e da terra e estamos reconstruindo o templo edificado há muitos anos, templo que foi construído e terminado por um grande rei de Israel." Esdras5:11.
FLASH: "Este foi um tempo de maravilhosas oportunidades para os judeus. Os mais altos instrumentos do Céu estavam ope­rando no coração dos reis, e o povo de Deus devia trabalhar com a máxima ati­vidade para executar o decreto de Ciro. Não deviam eles poupar esforços no sen­tido de concluir a restauração do templo e suas cerimônias, e se restabeleceram em seus lares judaicos. Mas no dia do poder de Deus, muitos se provaram mal dispostos. A oposição dos seus inimigos era forte e determinada, e gradualmente os edificadores desanimaram." - Profe­tas e Reis, p. 572.


ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Ora, o profeta Ageu e o profeta Zacarias, descendente de Ido, profetizaram aos judeus de Judá e de Jerusalém, em nome do Deus de Israel, que estava sobre eles. Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, começaram a reconstruir o templo de Deus em Jerusalém. E os profetas de Deus estavam corn eles e os ajudavam."
Tida a cópia da carta do rei Artaxerxes para Reum, para o secretário Sinsai e para os seus companheiros, eles foram depressa a Jerusalém e forçaram os judeus a parar a obra. Assim a obra do templo de Deus em Jerusalém foi interrompida, e ficou parada até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia."
"O rei Dario mandou então fazer urna pesquisa nos arquivos da Babilônia, que estavam nos locais em que se guardavam os tesouros."
"Não interfiram na obra que se faz nesse templo de Deus. Deixem o governador e os líderes dos judeus reconstruírem esse templo de Deus em seu antigo local Além disso, promulgo o seguinte decreto a respeito do que vocês farão por esses líderes dos judeus na construção desse templo de Deus: 'As despesas desses homens serão integralmente pagas pela tesouraria do rei. [...] E o que:V necessário [...] conforme for solicitado pelos sacerdotes em Jerusalém, tudo deverá ser entregue diariamente a eles, sem falta, para que ofereçam sacrifícios agradáveis ao Deus dos céus e orem pelo bem-estar do rei e dos seus filhos, Além disso, determino que, se alguém alterar este decreto, atravessem-lhe o corpo com uma viga tirada de sua casa e deixem-no empalado. E seja a sua casa transformada num monte de entulho. E que Deus, que fez o seu nome ali habitar, derrube qualquer rei ou povo que estender a mão para mudar este decreto ou para destruir esse templo de Jerusalém. Eu, Dario, o decretei, Que seja plenamente executado'".
 "Dessa maneira, os líderes dos judeus continuaram a construir e a prosperar, encorajados pela pregação dos profetas Ageu e Zacarias, descendente de Ido. Eles terminaram a reconstrução do templo conforme a ordem do Deus de Israel e os decretos de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia; Esdras 5:1,2; 4:23,24; 6:1,7-12,14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário