RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

LIÇÃO 7: QUEM É JESUS?

VERSO BÍBLICO: "Falando novamente ao povo, Jesus disse: 'Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida. '" João 8:12.
FLASH: "Deus é luz; e nas palavras: 'Eu sou a luz do mundo', Cristo declarou Sua unidade com Deus e Sua relação para com toda a família humana. Fora Ele que, no princípio, fizera com que' das trevas resplandecesse a luz' (2 Cor. 4:6). Ele é a luz do Sol, e da Lua, e das estrelas. Era Ele a luz espiritual que, em símbolo e tipo e profecia, brilhara sobre Israel. [...] Como os raios solares penetram até aos mais afastados recantos da Terra, assim a luz do Sol da Justiça resplandece sobre toda alma." - O Desejado de Todas as Nações, p!" 464.




ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Mas, ao se aproximar a festa judaica das cabanas, os irmãos de Jesus Lhe disseram: Você deve sair daqui e ir para a Judeia, para que os Seus discípulos possam ver as obras que você faz. Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-Se ao mundo. ' Pois nem os Seus irmãos criam nE!e. Então Jesus lhes disse: 'Para Mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo' [...]
Contudo, depois que os Seus irmãos subiram para a festa, Ele também subiu, não abertamente, mas em segredo. Na festa os judeus O estavam esperando e perguntavam: 'Onde está aquele homem? 'Entre a multidão havia muitos boatos a respeito dEle. Alguns diziam: ' É um bom homem. ' Outros respondiam: 'Não, Ele está enganando o povo. ' Mas ninguém falava dEle em público, por medo dos judeus.
Quando a festa estava na metade, Jesus subiu ao templo e começou a ensinar. Os judeus ficaram admirados e perguntaram: 'Como foi que este homem adquiriu tanta instrução, sem ter estudado?' [...]
Então alguns habitantes de Jerusalém começaram a perguntar: 'Não é este o homem que estão procurando matar? Aqui está Ele, falando publicamente, e não Lhe dizem uma palavra. Será que as autoridades chegaram à conclusão de que Ele é realmente o Cristo? Mas nós sabemos de onde é este homem; quando o Cristo vier, ninguém saberá de onde ele é.'
Enquanto ensinava no pátio do templo, Jesus exclamou: 'Sim, vocês Me conhecem e sabem de onde sou. Eu não estou aqui por Mim mesmo, mas Aquele que me enviou é verdadeiro. Vocês não O conhecem, mas Eu o conheço porque venho da parte dEle, e Ele Me enviou' Então tentaram prendê-Lo, mas ninguém Lhe pôs as mãos, porque a Sua hora ainda não havia chegado. Assim mesmo, muitos dentre a multidão creram nEle e diziam: 'Quando o Cristo vier, fará rnals sinais miraculosos do que este homem fez?' [...]
No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-Se e disse em alta voz: 'Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.'[...]
Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: 'Certamente este homem é o Profeta' Outros disseram; 'Ele é o Cristo' Ainda outros perguntaram: 'Como pode o Cristo vir da Galileia? A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi? 'Assim o povo ficou dividido por causa de Jesus." João 7:2-6, 10-15,25-31,37,38,40-43.


VOCÊ SABIA?: Muçulmanos, judeus, budistas, hindus e pessoas seculares, todos creem em Jesus. Que Ele é um profeta ou líder religioso entre tantos outros profetas na história, ou que Ele foi um bom homem que deixou um bom exemplo, ou até mesmo que Ele foi um Deus entre miríades de deuses. Quase todo mundo acredita em algo sobre Jesus. Nossa comunidade global tem absorvido Jesus em sua cultura. Em todos esses séculos após a vida de Jesus, as coisas não mudaram muito e ainda existem muitas pessoas com opiniões diferentes a respeito de Jesus. Quem você diz ser Jesus? O que você crê a respeito de Jesus faz toda a diferença do mundo!

Um comentário: