RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 18 de abril de 2014

LIÇÃO 4: ESTA É A MINHA HISTÓRIA!

VERSO BÍBLICO: "Tivesse ele procurado en­trarem discussão com seus opo­nentes, e ter-se-iam recusado teimosamente a ouvir suas pa­lavras; mas o relato de sua expe­riência foi acompanhado de um convincente poder que naquele momento pareceu abrandar e subjugar-lhes o coração." Atos dos Apóstolos, p. 409.
FLASH: '"Saulo, irmão, recebe novamente a vista.' Nessa mesma hora, recobrei a vista e olhei para ele. Então, ele disse: 'O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a Sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da Sua própria boca, porque terás de ser Sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido. E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dEle.'" Atos 22.13-16, VARA.


ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Obtida a permissão, Paulo, em pé na esca­da, fez com a mão sinal ao povo. Fez-se grande silêncio, e ele falou em língua hebraica, dizendo: 'Irmãos e pais, ouvi, agora, a minha defesa peran­te vós.' Quando ouviram que lhes falava em língua he­braica, guardaram ainda rnaior silêncio. E continuou: 'Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícía, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamalie, se­gundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim corno todos vós o sois no dia de hoje. Persegui este Caminho até à morte, prenden­do e metendo em cárceres homens e mulheres, de que são testemunhas o sumo sacerdote e todos os anciãos. Destes, recebi cartas para os irmãos; e ia para Damasco, no propósito de trazer manietados para Jerusalém os que também lá estivessem, para serem punidos. Ora, aconte­ceu que, indo de caminho e já perto de Damasco, quase ao meio-dia, repentinamente, grande luz do céu brilhou ao redor de mim. Então, caí por terra, ouvindo uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que Me persegues? Per­guntei: quem és Tu, Senhor? Ao que me respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues.
'Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo. Então, perguntei: que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer. Tendo ficado cego por causa do fulgor daquela luz, guiado pela mão dos que estavam comigo, cheguei a Damasco.
'Um homem, chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam, veio procurar-me e, pondo-se junto a mim, disse; Saulo, irmão, recebe novamente a vista. Nessa mesma hora, recobrei a vista e olhei para ele. Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a Sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da Sua própria boca, porque terás de ser Sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido. E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dEle!" Atos 21-.40-22:16.


VOCÊ SABIA?: Citando Nomes. Quando Pau­lo falou aos judeus que estavam juntos em Jerusalém, eles acre­ditaram que sua missão gentílica traía a fé judaica. Paulo conhecia o preconceito deles e mencionou um nome que soou como uma bomba - o nome do seu professor. O apelido de Gamaliel era "a glória da lei". Paulo citou esse nome para construir sua credibilidade entre uma multidão hostil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário