RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

LIÇÃO 6: TODO MUNDO ESTÁ FAZENDO!

VERSO BÍBLICO: "Pedro e os outros apóstolos res­ponderam: preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!'" Atos 5:29.
FLASH: "Os príncipes reformados resolveram redigir uma declaração sistematizada de suas opiniões, com as provas das Escri­turas, apresentando-a à Dieta; e a tarefa da preparação da mesma foi confiada a Lutero, Melâncton e seus companheiros. Esta confissão foi aceita pelos protestantes como uma exposição de sua fé, e reuniram-se para assinar o importante documento. Foi um tempo solene e probante. Os refor­madores mostravam insistência em que sua causa não fosse confundida com ques­tões políticas; compreendiam que a Refor­ma não deveria exercer outra influência além da que procede da Palavra de Deus." - O Grande Conflito, p. 206.



ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Nesse momento chegou alguém e disse: 'Os homens que os senhores puseram na prisão estão no pátio do templo, ensinando o povo.' En­tão, indo para tá com os guardas, o capitão trouxe os apóstolos, mas sem o uso de força, pois temiam que o povo os apedrejasse. Tendo levado os apóstolos, apresentaram-nos ao Sinédrio para serem interrogados pelo suíno sacerdote, que lhes disse: 'Demos ordens ex­pressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem"'
Pedro e os outros apóstolos responderam: 'É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senho­res mataram, suspendendo-O num madeiro. Deus O exal­tou, colocando-O à Sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados. Nós somos testemunhas destas coisas, bem corno o Es­pírito Santo, que Deus concedeu aos que Lhe obedecem.'
Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los. Mas um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, res­peitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e pe­diu que os homens fossem retirados por um momento.
Então lhes disse: Israelitas, considerem cuidadosa­mente o que pretendem fazer a esses homens. Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acaba­ram em nada. Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em re­belião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos. Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propó­sito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impe­di-los, pois se acharão lutando contra Deus'
Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem no nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade. Os aposto os saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.
Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixa-1 vá m de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo." Atos 5:25-42.

VOCÊ SABIA?: De acordo com uma pesqui­sa on-line feita com adolescen­tes sobre o tema pressão de gru­po, 43% dos entrevistados dis­seram que eles já pressionaram amigos a fazerem algo que eles não se sentiam bem em fazer. 41% disseram que já caçoaram de alguém que eles realmente gostavam porque seus amigos estavam fazendo isso. No en­tanto, a pressão de grupo pode ser usada de uma forma positiva também. Entre os entrevista­dos, mais de 37% disseram que a pressão atuou em ambas as direções, dependendo da situa­ção. Pressão de grupo nem sem­pre é algo ruim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário