RADIO NOVO TEMPO

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

LIÇÃO 12: PURIFICAÇÃO!

VERSO BÍBLICO: "Ele me disse: Até duas mil e tre­zentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado." Daniel 8:14, VARA.

FLASH: "No cerimonial típico, quando o sumo sacerdote entrava no lugar santís­simo, exigia-se de todos os israelitas que se reunissem em redor do santuário, e do modo mais solene humilhassem a alma perante Deus, para que recebessem o perdão dos pecados e não fossem extir­pados da congregação. Quanto mais im­portante não é que neste dia antitípico da expiação compreendamos a obra de nosso Sumo Sacerdote, e saibamos quais os deveres que de nós se requerem!"- O Grande Conflito, p, 431.




ESTUDANDO HISTÓRIA: "O mais importante do que estamos tratan­do é que temos um Sumo Sacerdote como esse, o qual Se assentou à direita do trono da Majestade nos Céus e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem. Todo sumo sacerdote é constituído para apresentar ofertas e sacri­fícios, e por isso era necessário que também este tivesse algo a oferecer. Se Ele estivesse na terra, nem seria sumo sacerdote, visto que já existem aqueles que apresentam as ofertas prescritas pela Lei. Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos Céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte! Agora, porém, o minis­tério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual Ele é mediador é superior à anti­ga, sendo baseada em promessas superiores"
"Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos be­nefícios agora presentes, Ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação. Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo Seu próprio sangue, Ele en­trou no Santo dos Santos, de uma vez por todas, e obteve eterna redenção. Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo! Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da he­rança eterna, visto que Ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança."
"Por isso, nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue. Quando Moisés terminou de proclamar todos os mandamentos da Lei a todo o povo, levou sangue de no­vilhos e de bodes, e também água, lã vermelha e ramos de hissopo, e aspergiu o próprio livro e todo o povo, dizendo: 'Este é o sangue da aliança que Deus ordenou que vocês obedeçam'. Da mesma forma, aspergiu com o sangue o tabernáculo e todos os utensílios das suas cerimônias. De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há per­dão. Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos Céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores. Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; Ele entrou nos Céus, para agora Se apresentar diante de Deus em nosso favor; não, porém, para Se oferecer repetidas vezes, à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio." Hebreus 8:1 -6; 9:11-15,18-25.

VOCÊ SABIA?: No antigo sistema judeu de sacrifícios os pecados eram puri­ficados ao aspergir o sangue. Um pecador deveria trazer um anima! para o templo, confessar seu pe­cado sobre a cabeça do animal, o qual seria morto em seguida, e o sangue dele seria aspergido pelo sacerdote no véu que separava o lugar Santo do lugar Santíssimo. Ao fazer isso, a transgressão do pecador seria transferida para o animal inocente e então para o próprio santuário. O animal re­presentava Jesus - o Cordeiro -morto por nossos pecados.
Em alguns casos os pecados eram transferidos para o próprio sacerdote. Deus ordenou que os sacerdotes comessem alguns dos animais sacrificados, então eles iriam simbolicamente "tirara culpa da comunidade"(Levítico 10:17}.

2 comentários:

  1. Adoro este site...todos os dias de manhã venho aqui dá uma estudada.
    Tudo muito bem organizado!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca tinha visto esse site adorei realmente muito legal... :-D <3

    ResponderExcluir