RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 20 de março de 2015

LIÇÃO 13: FRACASSOS DE FAMÍLIA

TEXTO CHAVE: Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos.  E te darei a ti a terra que tenho dado a Abraão e a Isaque, e à tua descendência depois de ti darei a terra. 


ESTUDANDO A HISTÓRIA: Salomão escreveu: "Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas" [Provérbios17:1]. Talvez essa tenha sido a realidade da família de Jacó. 0 quadro familiar parece terrível Diná, a única filha do patriarca, tinha sido estuprada por Siquém. Apesar da intenção do rapaz em reparar o erro e propor casamento à moça, Simeão e Lev¡. irmãos de Diná, mataram todos os homens da cidade.
Em seguida, a família de Jacó sofreu grandes perdas com a morte de Débora. Raquel e Isaque. Para tornar as coisas ainda piores, durante esse período, Rúben, o filho mais velho de Jacó, dormiu com Bila, a concubina de seu pai, que era mãe de dois de seus meios-irmãos.
As desgraças da família de Jacó se intensificaram quando ele demonstrou favoritismo por seu filho José. A rivalidade cresceu até E que os irmãos de José o traíram, vendendo-o para certos mercadores. Depois, os filhos de Jacó enganaram o pai trazendo o casaco de José coberto de sangue, insinuando que José tinha sido morto. Parece problema demais para uma família só, não é'?
Ainda assim, Deus manteve Sua promessa de abençoar Jacó. Esta é mais uma história em que a graça e a misericórdia divina são manifestadas de uma forma maravilhosa para com os descendentes de Abraão.

Um comentário: