RADIO NOVO TEMPO

sábado, 28 de julho de 2012

LIÇÃO 4: CERCADOS E DOMINADOS

Cercado e Dominados

  VERSO BIBLÍCO: "O Senhor, o Deus dos seus ante­passados, continuou a avisá-los por meio dos seus profetas porque ti­nha pena do Seu povo e do Templo, a Sua casa. Mas eles riram desses mensageiros de Deus, rejeitaram as suas mensagens e zombaram deles. Finalmente, Deus ficou tão irado com Seu povo, que não houve mais remédio."2 Crônicas 36:15,16
FLASH:"Com lágrimas, Jeremias suplicou a Zedequias para que se salvasse bem como a seu povo. Com angústia de espí­rito assegurou-lhe que a menos que ele aceitasse o conselho de Deus, ele não es­caparia com vida, e todas as suas posses cairiam nas mãos dos babilônios. Mas o rei havia iniciado a marcha no mau cami­nho, e não conteria seus passos. [...] Ele sacrificou sua nobre liberdade varonil e tornou-se um servi! escravo da opinião pública. [...] Convicto como estivesse do valor dos conselhos dados por Jeremias, não tinha a energia moral para obede­cer; e como consequência avançou fir­memente na direção errada." - Profetas e Reis, p. 457,458.


ESTUDANDO A HISTORIA: “Zedequias tinha vinte e um anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou onze anos em Jerusalém. Zedequias fez coisas erradas, que não agradam a Deus, o Senhor. E também não se humi¬lhou diante do profeta Jeremias, que anunciava a mensa¬gem do Senhor. Zedequias se revoltou contra o rei Nabucodonosor, que o havia obrigado a jurar pelo nome de Deus que seria seu aliado. Foi teimoso e não quis se arrepender e voltar para o Senhor, o Deus de Israel.
  Além disso, as autoridades de Judá, os sacerdotes e o povo estavam pecando cada vez mais, seguindo o exemplo dos povos pagãos e adorando Ídolos. Com isso profanaram o Templo, que o Senhor havia escolhido como o lugar santo onde Ele devia ser adorado.
  O Senhor, o Deus dos seus antepassados, continuou a avisá-los por meio dos seus profetas porque tinha pena do Seu povo e do Templo, a Sua casa. Mas eles riram desses mensageiros de Deus, rejeitaram as suas mensagens e zombaram deles. Finalmente, Deus ficou tão Irado com o Seu povo, que não houve mais remédio,
  Então Deus fez com que o rei da Babilônia marchasse com seu exercito contra eles. Ele matou os moços à espada, até mesmo no templo, e não teve dó de ninguém, nem dos moços nem das moças, nem dos adultos nem dos velhinhos. Deus entregou todos nas mãos do rei da Babilônia.
Este pegou todos os objetos do Templo, os grandes e os pequenos, todos os tesouros do Templo, do rei e das altas autoridades e levou tudo para a Babilônia. Os soldados queimaram o Templo, derrubaram as muralhas de Jerusalém, queimaram todos os palácios e destruíram todos os objetos de valor.
  Os moradores de Jerusalém que não foram mortos foram levados como prisioneiros para a Babilônia, onde se torna-m escravos do rei e dos seus descendentes, até que o Reino da Pérsia começou a dominar." 2 Crônicas 35:11-20., NTLH
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário