RADIO NOVO TEMPO

sábado, 14 de julho de 2012

LIÇÃO 3: ISRAEL TOMO O REMÉDIO

Lição 3:                                                     Israel Toma o Remédio                                                            14 a 21 de julho de 2012
  VERSO BIBLICO: "Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a Mim, virão orar a Mim, e Eu os ouvirei.'" Jeremias 29:11,12."                                                                                      FLASH: "Até ao fim do tempo levantar-se-ão homens para criar confusão e rebelião entre os que se declaram representantes do verdadeiro Deus. Os que profetizam mentiras encorajarão os homens a que olhem o pecado como coisa sem importância. Quando os terríveis resultados de suas más ações forem manifestos, eles procurarão, se possível, tornar responsáveis por suas dificuldades quem fielmente os têm advertido, exatamente como os judeus acusaram a Jeremias de ser o responsável por suas desventuras. Mas tão certamente como foram as palavras de Jeová vindicadas no passado por meio do Seu profeta, assim serão Suas mensagens estabelecidas hoje." - Profetas e Re/s, p. 442.


ESTUDANDO A HISTÓRIA: ''Este é o conteúdo da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém aos líderes, que ainda restavam entre os exilados, aos sacerdotes, aos profetas e a todo o povo que Nabucodonosor deportara de Jerusalém para a Babilônia. Isso aconteceu depois que o rei Joaquim e a rainha-mãe, os oficiais do palácio real, os líderes de Judá e Jerusalém, os artesãos e os artífices foram deportados de Jerusalém para a Babilônia.
  Ele enviou a carta por intermédio de Eleasa, filho de Safa, e Gemarias, filho de Hilquias, os quais Zedequias, rei de Judá, mandou a Nabucodonosor, rei da Babilônia. A carta dizia o seguinte:'Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados, que deportei de Jerusalém para a Babilônia: Construam as e habitem nelas; plantem jardins e comam de seu; frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e deem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperi¬dade dela. Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Não deem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem. Eles estão profetizando mentiras em Meu nome. Eu não os enviei, declara o Senhor'.
  Assim diz o Senhor: Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, Eu cumprirei a Minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar/Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês; diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a Mim, virão orar a Mim, e Eu os ouvirei. Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração. Eu Me deixarei ser encontrado por vocês; declara o Senhor, e os trarei de volta do cativeiro. Eu os reunirei de todas as nações e de todos os lugares para onde Eu os dispersei, e os trarei de volta para o lugar de onde os deportei; diz o Senhor."Jeremias 29:1-14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário