RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 3 de maio de 2013

LIÇÃO 6: PESCADORES DE HOMENS!

VERSO BÍBLICO: "Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: 'Afasta-Te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!' [...] Jesus disse a Simão: 'Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens.' Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e O seguiram." Lucas 5:8-11.

FLASH: "Eram humildes e ignorantes, aqueles pescadores da Galileia; mas Cristo, a luz do mundo, era sobejamente capaz de habilitá-los para a posição a que os chamara. [...] Mas Ele passou por alto os sábios de Seu tempo, porque eram tão cheios de confiança em si mesmos, que não podiam simpatizar com a humanidade sofredora, e tornar-se colaboradores do Homem de Nazaré. [...] O Senhor Jesus procura a cooperação dos que se tornem desimpedidos condutos para comunicação de Sua graça. A primeira coisa a ser aprendida por todos os que desejam tornar-se coobreiros de Deus é a desconfiança de si mesmos; acham-se então preparados para lhes ser comunicado o caráter de Cristo." - O Desejado de Todos as Noções, p. 249,250.


 CURTA A NOSSA PAGINA NO FACEBOOK: FACEBOOK.COM/IASDADOLESCENTES


ESTUDANDO A HISTÓRIA: Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão O comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores,
que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-Se, e do barco ensinava o povo.
    Tendo acabado de falar, disse a Simão: Vá para onde as águas são mais fundas', e a todos: 'Lancem as redes para a pesca.'
    Sirnão respondeu:'Mestre, esforçam o-no s a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és Tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes.'
    Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar.
    Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse:'Afasta-Te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!' Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Jesus disse a Simão:'Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens.'
    Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e O seguiram!' Lucas 5:1-11.


VOCÊ SABIA?: O Mar da Galileia tem sido um lugar famoso para os pescadores desde a antiguidade. Os métodos de pesca usados no tempo de Jesus provavelmente  incluíam   pescadores pegando peixes com suas próprias mãos ou em cestas de vime, armadilhas  para  peixes, pescando com linha e anzol ou acertando o peixe com setas ou arpões. Mas usar redes foi a maneira mais popular de pescar. Pedro, André, Tiago e João provavelmente estavam  arremessando redes circulares, as quais tinham pesinhos para permitir que elas envolvessem os peixes. Isso requeria muita habilidade e também muita dedicação da parte dos pescadores - eles frequentemente pescavam despidos porque tinham que pular no mar para buscar as redes.
    Jesus chamou Pedro e seus companheiros da pesca para uma tarefa que também requereria habilidade e dedicação - pescar seres humanos para o reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário