RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 26 de julho de 2013

LIÇÃO 5: FÉ PAGÃ!

VERSO BÍBLICO"A mulher veio, adorou-O de joelhos e disse: 'Senhor, ajuda-me!' Ele respondeu: 'Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos'. Disse ela, porém: 'Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.' Jesus respondeu: 'Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja.' E naquele mesmo instante a sua filha foi curada." Mateus 15:25-28.
FLASH: "Cristo conhecia a situação dessa mulher. Sabia que O anelava ver, e colocara-Se-lhe no caminho. Mitigando-lhe a dor, poderia dar viva representação do que pretendia ensinar. Para esse fim levara os discípulos àquele lugar. Desejava que vissem a ignorância existente em aldeias e cidades vizinhas da terra de Israel. O povo a quem se dera todo o ensejo de compreender a verdade desconhecia as necessidades dos que os rodeavam. Esforço algum se fazia para ajudar as almas em trevas. O muro de separação, criado pelo orgulho judaico impedia os próprios discípulos de se compadecerem do mundo pagão. Cumpre, porém, quebrar essas barreiras." - O Desejado de Todas as Nações, p. 400.



CURTA A NOSSA PAGINA NO FACEBOOK: FACEBOOK.COM/IASDADOLESCENTES




ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Saindo daquele lugar, Jesus retirou-Se para a região de Tiro e de Sidom. Uma mulher cananeia, natural dali, veio a Ele, gritando: 'Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito. 'Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então Seus discípulos se aproximaram dEle e pediram: 'Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós.' Ele respondeu: 'Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel'
   A mulher veio, adorou-O de joelhos e disse: 'Senhor, ajuda-me!'
  Ele respondeu: 'Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.' Disse ela, porém: 'Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. 'Jesus respondeu: 'Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja. 'E naquele mesmo instante a sua filha foi curada." Mateus 15:21-28.


VOCÊ SABIA?: Na época em que Jesus pregava, os preconceitos eram comuns, especialmente contra os não judeus. De muitos lugares por onde Jesus caminhava se podia avistar as antigas cidades de Tiro e Sidom, ambas contendo templos paga os, palácios, mercados  e portos de navios. A religião fenícia era baseada nos fenômenos e no poder da natureza. Eles adoravam muitos deuses diferentes e tinham vários rituais e costumes pagãos. O pai dos deuses ocupava o lugar de destaque no panteão, mas uma deusa era a figura principal do panteão fenício. Essas extremas diferenças religiosas alimentavam a raiva dos judeus e intensificavam ainda mais o ódio e o preconceito entre os dois grupos. Os fenícios eram con-siderados inferiores e eram desprezados por muitos judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário