RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LIÇÃO 10: ACORDE!

VERSO BÍBLICO: "Jesus chorou." João 11:35.

FLASH: "Não foi, porém, simplesmente pela simpatia humana para com Maria e Marta que Jesus chorou. Havia em Suas lágrimas uma dor tão acima da simples mágoa humana, como o Céu se acha acima da Terra. Cristo não chorou por Lázaro; pois estava para o chamar do sepulcro. Chorou porque muitos dos que ora pranteavam a Lázaro haviam de em breve tramar a morte dAquele que era a ressurreição e a vida." - O Desejado de Todas as Nações, p. 533.





ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias. [...] Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-Lo, mas Maria ficou em casa. Disse Marta a Jesus: 'Senhor,
se estivesses aqui meu irmão não teria morrido, Mas sei que, mesmo agora, Deus Te dará tudo o que pedires.'
Disse-lhe Jesus: 'O seu irmão vai ressuscitar.'
Marta respondeu: 'Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia.' Disse-lhe Jesus: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em Mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em Mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?'
Ela lhe respondeu: 'Sim, Senhor, eu tenho crido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.' E depois de dizer isso, foi para casa e, chamando á parte Maria, disse-lhe: 'O Mestre está aqui e está chamando você. Ao ouvir isso, Maria levantou-se depressa e foi ao encontro dEle. [...]
Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-O, Maria prostrou-se aos Seus pés e disse: 'Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido. 'Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-Se no espírito e perturbou-Se.
'Onde o colocaram?', perguntou ele. Vem e vê, Senhor', responderam eles. Jesus chorou. Então os judeus disseram: 'Vejam como Ele o amava!'
Mas alguns deles disseram: 'Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse?'
Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada. Tirem a pedra', disse ele. Disse Marta, irmã do morto: 'Senhor, eleja cheira mal, pois já faz quatro dias.'
Disse-lhe Jesus: 'Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?' Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse; 'Pai, Eu Te agradeço porque Me ouviste. Eu sei que sempre Me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que Tu Me enviaste.'
Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: Lazaro, venha para fora!'
O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de Unho e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: Tirem as faixas dele e deixem-no ir.”  João 11 ;17-44.



VOCÊ SABIA?: Quando Maria e Marta estavam chorando por Lázaro, seu irmão morto, esse choro era mais como um doloroso lamento. Você sabia que naquele tempo eles pagavam para as pessoas fazerem muito barulho de lamento e choro durante o funeral somente para enfatizar a tristeza da morte? Quando Jesus chorou, a palavra usada não é a mesma para lamento, mas para um profundo, silencioso sofrimento, que não poderia ser descrito com palavras.

Um comentário:

  1. Mt bom o site de vcs, eu sempre divulgo ele na pagina da escola sabatina. Parabéns

    ResponderExcluir