RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LIÇÃO 5: O TRAIDOR!

VERSO BÍBLICO: "Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por Mim e, como Eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde Eu vou, vocês não podem ir. Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como Eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são Meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros." João 13:33-35.

FLASH: "Cristo Se achava no ponto de transição entre dois sistemas e suas duas grandes festas. Ele, o imaculado Cordeiro de Deus, estava para Se apresentar como oferta pelo pecado, e queria assim levar a termo o sistema de símbolos e cerimônias que por quatro mil anos apontara à Sua morte. Ao comer a páscoa com Seus discípulos, instituiu em seu lugar o serviço que havia de comemorar Seu grande sacrifício. Passaria para sempre a festa nacional dos judeus. O serviço que Cristo estabeleceu devia ser observado por Seus seguidores em todas as terras e por todos os séculos."- O Desejado de Todas as Noções, p. 652.





ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Chegada a tarde, pôs-se Ele à mesa com os doze discípulos. E, enquanto comiam, declarou Jesus: 'Em verdade vos digo que um dentre vós Me trairá.'
E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-Lhe: 'Porventura, sou eu, Senhor?'
E ele respondeu: 'O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá. O Filho do Homem vai, como está escrito a Seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!'
Então, Judas, que O traía, perguntou: 'Acaso, sou eu, Mestre?' Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste.'
Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: 'Tornai, comei; isto é o Meu corpo.'
A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: 'Bebei dele todos; porque isto é o Meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de Meu Pai.'"  Mateus 26:20-29.



VOCÊ SABIA?: A Páscoa é uma festa judaica e samaritana. Seu propósito é lembrar que Deus poupou os judeus quando Ele matou os primogênitos do Egito. A palavra Páscoa, traduzida em inglês como "Passo ver", vem da palavra hebraica pesach, que significa "passar sobre" que é o que Deus fez quando o anjo da morte passou sobre cada casa judia que tinha sangue em seu umbral. Ela é seguida pelos sete dias da Festa dos Pães Sem Fermento, que lembra o êxodo do Egito e a libertação dos israelitas da escravidão. A Páscoa começa no 15° dia do mês de Nisã, a lua cheia daquele mês, o primeiro mês do calendário comemorativo judeu. O primeiro e o último dia desses sete dias de festa eram observados como feriados legais ou dias santos. Eles também mantinham serviços especiais de oração assim como refeições especiais. Os judeus eram conhecidos por observar a festa por oito dias. Muitos ainda o fazem. Se você conhece alguém que seja judeu praticante, talvez ele possa convidá-lo para o jantar da Páscoa em sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário