RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

LIÇÃO 8: CONTEMPLANDO A CRUZ!

VERSO BÍBLICO: "Já era quase meio-dia, e trevas cobriram toda a terra até as três horas da tarde; o sol deixara de bri­lhar. E o véu do santuário rasgou-se ao meio. Jesus bradou em alta voz: 'Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito' Tendo dito isso, expirou." Lucas 23:44-46.
FLASH: "O Salvador não murmurou uma queixa. O rosto permaneceu-Lhe calmo e sereno, mas grandes gotas de suor borbulhavam-Lhe na fronte. Nenhuma mão piedosa a enxugar-Lhe do rosto o suor da morte, nem palavras de simpatia e ina­balável fidelidade para Lhe confortar o coração humano. Enquanto os soldados executavam a terrível obra, Jesus orava pelos inimigos. Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.'" - O Desejado de Todas as Nações, p. 744.




ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz. Chegaram a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar da Caveira, e Lhe deram para beber vinho misturado com feí; mas Ele, depois de prová-lo, recusou-se a beber. Depois de O crucificarem, dividiram as roupas dEle, tirando sortes. E, sentando-se, vigiavam-no ali. Por cima de sua cabeça colocaram por escrito a acusação feita contra ele: Este é Jesus, o Rei dos Judeus. Dois ladrões foram crucificados com Ele, um à Sua direita e outro à Sua esquerda. Os que passavam lançavam-Lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: 'Você que des-trói o templo e o reedifica em três dias, salve-se! Desça da cruz, se é Filho de Deus!'
Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos zombavam dEle, dizendo: 'Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a Si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nEle. Ele confiou em Deus. Que Deus O salve agora, se dEle tem compaixão, pois disse: Sou o Filho de Deus!' Igualmente O insultavam os ladrões que haviam sido crucificados com Ele.
E houve trevas sobre toda a terra, do meio-dia às três horas da tarde. Por volta das três horas da tarde, Jesus bra­dou em alta voz: 'Eloí, Eloí, lama sabactâni?', que significa 'Meu Deus! Meu Deus! Por que Me abandonaste?'
Quando alguns dos que estavam ali ouviram isso, disseram: 'Efe está chamando Elias.' Imediatamente, um deles correu em busca de uma esponja, embebeu-a em vina­gre, colocou-a na ponta de uma vara e deu-a a Jesus para beber. Mas os outros disseram: 'Deixem-nO. Vejamos se' Elias vem salvá-Lo.'
Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. Naquele momento, o véu do santuá­rio rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tre­meu, e as rochas se partiram. Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressur­reição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos." Mateus 27:32-53.



VOCÊ SABIA?: Alguns estudiosos bíblicos explicam que o Gólgota ("Lugar da Caveira") recebeu esse nome por causa de sua aparência. Gól­gota teria sido um lugar para execuções regulares. Era de fácil acesso e fora da cidade. Desse modo, líderes governamentais acreditavam que as execuções nesse local serviriam para uma diminuição do crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário