RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

LIÇÃO 2: QUEM RECEBERÁ O ESPÍRITO SANTO?

VERSO BÍBLICO: "De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. To­dos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava." Atos 2:2-4.

FLASH: "Não é prova conclusiva de que um homem é cristão o manifestar ele êxta­ses espirituais sob circunstâncias extra­ordinárias. Santidade não é arrebatamento: é inteira entrega da vontade a Deus; é viver por toda a palavra que sai da boca de Deus; é fazer a vontade de nosso Pai celestial; é confiar em Deus na provação, tanto nas trevas como na luz; é andar pela fé e não pela vista; é apoiar-se em Deus com indiscutível confiança, descansando em Seu amor." - Atos dos Apóstolos, p. 51.


ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começa­ram a falar noutras (ínguas, conforme o Espírito os capacitava. Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo, Ouvindo-se o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falarem sua própria língua. Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: 'Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judeia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia,  Frigia e PanfíÜa, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua! 'Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: 'Que significa isto?'
Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: 'Eles beberam vinho demais' [...] Deus ressuscitou este Jesus, e to­dos nós somos testemunhas desse fato. Exaltado à direita de Deus, Ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora veem e ouvem. Pois Davi não subiu aos-céus, mas e mesmo declarou: 'O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-Te à Minha direita até que Eu ponha os Teus inimigos como estrado para os Teus pés. 'Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vo­cês crucificaram, Deus O fez Senhor e Cristo.'
Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: 'irmãos, que faremos?'
Pedro respondeu: 'Arrependam-se, e cada um de vo­cês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar'" Atos 2:1-13,32-39.

VOCÊ SABIA?: Joel Waldfogel, um profes­sor economista da Universidade da Pensilvânia, criou urn termo chamado "peso morto" para ilus­trar uma situação em que algo é considerado de menor valor do que o que foi pago. Por exemplo, quando você gasta 50 reais em um presente, a pessoa que o re­cebe pode não necessariamente avaliar o presente pelos 50 reais que você gastou. Ela pode ver o item na loja e pensar: "Isso não vale 50 reais! Eu não teria gasto mais que 20 reais por ele!"0 va­lor de 30 reais acaba sendo con­siderado um "peso morto".
Em quanto você avalia o dom do Espírito Santo?

Um comentário:

  1. Ótima a lição. Amo a lição dos adolescentes!!!! E a deste trimestre ta otima!

    ResponderExcluir