RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

LIÇÃO 10: NÓS E OS DEMAIS!

VERSO BÍBLICO: "Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido. Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé. Então, por que agora vocês estão querendo tentar a Deus, pondo sobre os discípulos um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos suportar? De modo nenhum! Cremos que so­mos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também." Atos 15:8-11.

FLASH: "As tradições e máximas humanas não devem tomar o lugar da verdade revelada. O progresso da mensagem evan­gélica não deve ser detido por preconceitos e preferências de homens, qualquer que seja sua posição na igreja." - Atos dos Apóstolos, p. 200.



ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Alguns homens desceram da Judeia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: 'Se vocês não forem circuncidados conforme o costu­me ensinado por Moisés, não poderão ser salvos' Isso
levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e dis­cussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, junto com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros.
A igreja os enviou e, ao passarem pela Fenícia e por Samaria, contaram como os gentios tinham se convertido; essas notícias alegravam muito a todos os irmãos. Che­gando a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pe­los apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus tinha feito por meio deles. Então se levanta­ram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: 'É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à Lei de Moisés'
Os apóstolos e os presbíteros se reuniram para con­siderar essa questão. Depois de muita discussão, Pedro levantou-se e dirigiu-se a eles: Irmãos, vocês sabem que há muito tempo Deus me escolheu dentre vocês para que os gentios ouvissem de meus lábios a mensagem do evangelho e cressem. Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, corno-antes nos tinha concedido. Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus cora­ções pela fé. Então, por que agora vocês estão querendo tentar a Deus, pondo sobre os discípulos um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos supor­tar? De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também.'
Toda a assembleia ficou em silêncio, enquanto ouvia Barnabé e Paulo falando de todos os sinais e maravilhas que, por meio deles, Deus fizera entre os gentios. Quan­do terminaram de falar, Tiago tornou a palavra e disse: 'Ir­mãos, ouçarn-me. Simão nos expôs como Deus, no prin­cípio, voltou-se para os gentios a fim de reunir dentre as nações um povo para o Seu nome. Concordam com isso as palavras dos profetas, conforme está escrito: 'Depois disso voltarei e reconstruirei a tenda caída de Davi. Reedificarei as suas ruínas, e a restaurarei, para que o restante dos homens busque o Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o Meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas.'" Atos 15:1-17.


VOCÊ SABIA?: A palavra usada pelos judeus para descrever alguém que não era judeu era "gentil". A palavra grega ethnos (de onde tiramos o termo "étnico") refere-se a nações ou pessoas, mas a dis­tinção que os judeus faziam ia muito além das diferenças nacionais ou étnicas. O propó­sito de Deus era usar os judeus como um ponto de entrada para levar o conhecimento do verda­deiro Deus a todo o mundo. Em vez disso, muitos simplesmente aceitaram o privilégio e não o propósito, que se aplicava ao grupo (judeus) e a todos os de­mais - gentios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário