RADIO NOVO TEMPO

sábado, 3 de maio de 2014

LIÇÃO 06; REVESTINDO-SE DE COMPAIXÃO!

VERSO BÍBLICO: "Por isso, mesmo tendo em Cris­to plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever, prefiro fazer um apelo com base no amor." Filemom 1:8,9.

FLASH:"Entre os que deram o coração a Deus por intermédio do trabalho de Paulo em Roma, estava Onésimo, escravo pagão que havia lesado a seu senhor, Filemom, crente cristão de Colosso, e havia esca­pado para Roma. Na bondade de seu co­ração, Paulo procurou aliviar a pobreza e angústia do desventurado fugitivo, e em seguida procurou derramar a luz da ver­dade em sua mente obscurecida. Onésimo ouviu as palavras da vida, confessou seus pecados e foi convertido à fé em Cristo." - Atos t/05 Apóstolos, p. 456.


ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Sempre dou graças a meu Deus, lem­brando-me de você nas minhas orações, porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos. Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo. Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, porque você, irmão, tem reanimado o coração dos santos.
Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever, prefiro fazer um ape­lo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso. Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim.
Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração. Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudas­se em seu lugar enquanto estou preso por causa do evan­gelho. Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado. Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre, não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão.
Assim, se você me considera companheiro na fé, rece­ba-o como se estivesse recebendo a mim. Se ele o preju­dicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta. Eu, Paulo, escrevo de próprio punho: Eu pagarei para não dizer que você me deve a própria vida. Sim, ir­mão, eu gostaria de receber de você algum benefício por estarmos no Senhor. Reanime o meu coração em Cristo!
Escrevo-lhe certo de que você obedecerá, sabendo que fará ainda mais do que lhe peço.” Filemom 1:4-21


VOCÊ SABIA?: De acordo com o dicionário de Webster, a definição de compaixão é:
"Dor pelos sofrimentos ou proble­mas de outro ou outros, acompa­nhado de uma profunda vontade de ajudar."
O idioma grego foi usado para escrever o Novo Testamento. Em Colossenses 3:12, as palavras originais para compaixão foram splagna oiktrimou. Splagna significa interior ou energia e oiktrimou (mas) significa com­paixão, dó, misericórdia.
Paulo escreveu o livro de Colossenses e ele também escre­veu Coríntios. Em 2 Coríntios 1:3, ele usa a mesma palavra quando se refere a Deus como um "Pai das Misericórdias" Podemos de­duzir que Paulo está dizendo que somos tomados por um senso de compaixão quando vemos que alguém está ferido ou sofrendo e sentimos a necessidade de que­rer tomar as coisas melhores, de ajudar de alguma maneira. Com­paixão não deve ser apenas um ato para mostrar. Deveria ser uma reação corajosa; vinda do íntimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário