RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 21 de junho de 2013

LIÇÃO 13: "ERA" E "JÁ NÃO É MAIS!"

VERSO BÍBLICO: "O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo: 'Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez.' Assim, o homem se foi e anunciou na cidade inteira o quanto Jesus tinha feito por ele." Lucas 8:38,39.

FLASH: "Ordenou com autoridade aos espíritos imundos que saíssem deles. Suas palavras penetraram no espírito entenebrecido dos desventurados. Percebiam, fracamente, estar ali Alguém capaz de salvá-los dos demônios atormentadores. Caíram aos pés do Salvador para O adorar; mas, ao abrirem-se-lhes os lábios para suplicar-Lhe a misericórdia, os demônios falaram por eles." - O Desejado de Todas as Nações, p. 337, 338.



CURTA A NOSSA PAGINA NO FACEBOOK: FACEBOOK.COM/IASDADOLESCENTES



ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Navegaram para a região dos gerasenos, que fica do outro lado do lago, frente à Galileia. Quando Jesus pisou em terra, foi ao encontro dele um endemoninhado daquela cidade. Fazia muito tempo que aquele homem não usava roupas, nem vivia em casa alguma, mas nos sepulcros. Quando viu Jesus, gritou, prostrou-se aos Seus pés e disse em alta voz: 'Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-Te que não me atormentes!' Pois Jesus havia ordenado que o espírito imundo saísse daquele homem. Muitas vezes ele tinha se apoderado dele. Mesmo com os pés e as mãos acorrentados e entregue aos cuidados de guardas, quebrava as correntes, e era levado pelo demônio a lugares solitários.
  Jesus lhe perguntou: 'Qual é o seu nome?' 'Legião' respondeu ele; porque muitos demônios haviam entrado nele. E imploravam-Lhe que não os mandasse para o Abismo. Uma grande manada de porcos estava pastando naquela colina. Os demônios imploraram a Jesus que lhes permitisse entrar neles, e Jesus lhes deu permissão.
  Saindo do homem, os demônios entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se precipício abaixo em direção ao lago e se afogou. Vendo o que acontecera, os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos, na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo. Os que o tinham visto contaram ao povo como o endemoninhado fora curado. Então, todo o povo da região dos gerasenos suplicou a Jesus que Se retirasse, porque estavam dominados pelo medo. Ele entrou no barco e regressou.
  O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-Lhe que o deixasse ir com Ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo: Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez.'Assim, o homem se foi e anunciou na cidade inteira o quanto Jesus tinha feito por ele." Lucas 8:26-39..



VOCÊ SABIA?: A extensa região onde se deu esse evento é chamada de Decápolis (Dez Cidades). Estas cidades são: Damasco, Diom, Gadara, Gerasa, Hipos, Canata, Pela, Filadélfia, Rafana e Citópo-lis. Pode ser que você se lembre de algumas cidades, como por exemplo Damasco, o lugar onde Saulo (antes de se tornar Paulo) estava tentando interromper o rápido crescimento do povo cristão. É provável que esse ex-endemoniado espalhou a mensagem sobre Cristo com tanta eficácia que o número de crentes daquela parte da Gaíileia aumentou rapidamente. Isso nos mostra como a história de uma única pessoa pode mudar tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário