RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

LIÇÃO 2 DUAS CARAS, UM CORAÇÃO!

VERSO BÍBLICO: "Respondeu Jesus: 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.' Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo.' Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas." Mateus 22:37-40.

FLASH: "Os primeiros quatro dos dez mandamentos resumem-se num grande preceito: 'Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração.' Os últimos seis estão incluídos no outro: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo.' Mat. 12:31. Ambos os mandamentos são uma expressão do princípio do amor. [...] Quando Deus ocupa o lugar que Lhe é devido no trono do coração, será dado ao próximo o lugar que lhe pertence. Amá-lo-emos como a nós mesmos. E só quando amamos a Deus de maneira suprema, é possível amar o nosso semelhante com imparcialidade." - O Desejado de Todas as Nações, p. 607.




ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Mais tarde enviaram a Jesus alguns dos fariseus e herodianos para o apanharem em alguma coisa que Ele dissesse. Estes se aproximaram dele e disseram: 'Mestre, sabemos que és íntegro e que não Te deixas influenciar por ninguém, porque não Te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não? Devemos pagar ou não?' Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, perguntou: 'Por que vocês estão Me pondo à prova? Tragam-Me um denário para que Eu o veja.'
   Eles lhe trouxeram a moeda, e Ele lhes perguntou: 'De quem é esta imagem e esta inscrição?'/De César', responderam eles.
    Então Jesus lhes disse: 'Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.' E ficaram admirados com Ele." [...]
O Maior Mandamento
   Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-Lhe: 'De todos os mandamentos, qual é o mais importante?' Respondeu Jesus: 'O mais importante é este: "Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças"
    O segundo é este: "Ame o seu próximo como a si mesmo." Não existe mandamento maior do que estes'
   'Muito bem, Mestre', disse o homem. 'Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dEle.  Amá-Lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas'
   Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: Você não está longe do Reino de Deus. '“Daí por diante ninguém mais ousava Lhe fazer perguntas.” [...]
   "Ao ensinar, Jesus dizia: 'Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses receberão conde-nação mais severa!'" Marcos 12:13-17,28-34, 38-40.


VOCÊ SABIA?: Extraído do discurso de Luther King Jr. "Eu Tenho um So­nho",  pronunciado em  28  de agosto de 1963:
"Mas há algo que eu tenho que dizer ao meu povo que se dirige ao portal que conduz ao palácio da justiça. No processo de conquistar nosso legítimo direito, nós não devemos ser culpados de ações de injusti­ças. Não vamos satisfazer nossa sede de liberdade bebendo da xícara da amargura e do ódio. Nós sempre temos que condu­zir nossa luta num alto nível de dignidade e disciplina. Nós não devemos permitir que nosso criativo protesto se degenere em violência física. Novamente e no­vamente nós temos que subir às majestosas alturas da reunião da força física com a força de alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário