RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

LIÇÃO 6: O PRIMEIRO MÁRTIR CRISTÃO!

VERSO BÍBLICO: "Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava gran­des maravilhas e sinais entre o povo. Contudo, levantou-se oposição dos membros da chamada sinagoga dos Libertos, dos judeus de Cire-e e de Alexandria, bem como das províncias da Cilícia e da Ásia. Esses homens começaram a discutir com Estêvão, mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava." Atos 6:8-10.

FLASH: "Quando Estêvão se colocou face a face com seus juizes, para responder à acusação de blasfêmia, um santo brilho resplandeceu em seu rosto, e 'todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu ros­to como o rosto de um anjo'. Atos 6:15. Muitos que contemplaram essa luz tre­meram e velaram o rosto, mas a pertinaz incredulidade e preconceito dos prínci­pes não se abalaram." - Atos dos Após­tolos, p. 99.

ESTUDANDO A HISTÓRIA: A Prisão de Estêvão
"Estêvão, homem cheio da graça e cio poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo. Contudo, levantou-se oposição dos membros da chamada sinagoga dos Libertos, dos judeus de Grene e de Alexandria, bem corno das províncias da Cilícia e da Ásia. Esses homens começaram a discutir com Estêvão, mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito corn que ele falava.
Então subornaram alguns homens para dizerem: 'Ouvimos Estêvão falar palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus! Com isso agitaram o povo, os líderes religiosos e os mes­tres da lei. E, prendendo Estêvão, levaram-no ao Sinédrio, Ali apresentaram falsas testemunhas que diziam:'Este homem não para de falar contra este lugar santo e contra a Lei. Pois o ouvimos dizer que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos deixou.'
Olhando para ele, todos os que estavam sentados no Sinédrio viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo."
A Defesa de Estêvão
'"No deserto os nossos antepassados tinham o taber-náculo da aliança, que fora feito segundo a ordem de Deus a Moisés, de acordo com o modelo que ele tinha visto.Tendo recebido o tabernáculo, nossos antepassados o levaram, sob a liderança de Josué, quando tomaram a terra das nações que Deus expulsou de diante deles, Esse tabernáculo permaneceu nesta terra até a época de Davi, que encontrou graça diante de Deus e pediu que ele lhe permitisse providenciar uma habitação para o Deus de Jacó. Mas foi Salomão quem Lhe construiu a casa.
Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta: 'O céu é o Meu trono, e a terra, o estrado dos Meus pés. Que espécie de casa vocês Me edificarão?' diz o Senhor, 'ou, onde seria Meu lugar de descanso? Não foram as Minhas mãos que fizeram todas estas coisas?'
'Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo! Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do Justo, de quem agora vocês se tornaram traido­res e assassinos - vocês, que receberam a Lei por intermé­dio de anjos, mas não lhe obedeceram.'"
O Apedrejamento de Estêvão
"Ouvindo isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, e disse: Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus. Mas eles taparam os ouvidos e, dando fortes gritos, lan­çaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas dei­xaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: 'Senhor Jesus, recebe o meu espírito.'" Atos 6:8-15; 7:44-59.


VOCÊ SABIA?: Apedrejamento era a puni­ção dada por várias ofensas no antigo sistema legal judeu. Por exemplo, nas leis que Deus deu a Moisés para os israelitas, uma delas dizia que uma pessoa po­deria ser apedrejada por levar membros da família, parentes ou amigos a servir deuses estra­nhos (Deuteronômio 13:6-8). E confira isto: Os membros da fa­mília do ofensor eram os que jo­gavam as primeiras pedras. Eles é que iniciavam o apedrejamento e então o restante da comuni­dade se juntava a eles (verso 9}. Não é irônico que Estêvão tenha sido apedrejado justamente pela razão oposta - censurando falsos cultos e declarando que Jesus era o Messias e digno da verdadeira adoração?

Um comentário:

  1. Boa noite.
    Parabéns pela iniciativa de colocarem a lição on line.
    Para ficar melhor ainda, antes de postarem, verifiquem os erros ortográficos...
    "Contudo, levantou-se oposição dos membros da chamada sinagoga dos Libertos, dos judeus de Grene e de Alexandria, (bem corno?? ) das províncias da Cilícia e da Ásia."

    ResponderExcluir