RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 7 de março de 2014

LIÇÃO 11: CRENÇA + VALORES = AÇÃO!

VERSO BÍBLICO: "Desse modo todos nós chegare­mos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E as­sim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. [...] Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados. Pelo contrário, fa­lando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a ca­beça," Efésios 4:13-15, NTLH.

FLASH: "A força dos que amam a Deus e a Ele servem será renovada cada dia. A mente do infinito está posta a seu serviço, para que ao executarem Seu propósito não cometam erro. Mantenham esses obreiros, firme até o fim, o princípio de sua confiança, lembrando-se de que a luz da verdade de Deus deve brilhar em meio às trevas que envolvem nosso mundo. Não deve haver nenhum desalento em relação com o trabalho de Deus. A fé do consagrado obreiro deve resistir a cada prova que o alcan­ce. Deus pode e está disposto a outorgar a Seus servos toda a fortaleza de que precisem e a dar-lhes a sabedoria que suas variadas neces­sidades imponham. Ele fará mais que cumprir as mais altas expectativas dos que nEle põem sua confiançs'.'-Atos dos Apóstolos, p. 242.


ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica. Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensa­gem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo. E creram muitos dentre os judeus, bem como dentre os gregos, um bom número de mulheres de elevada posição e não pou­cos homens. [...]
"Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos. Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal to­dos os dias, com aqueles que .por ali se encontravam.
Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: 'O que está tentan­do dizer esse tagarela?' Outros dizia m:'Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros', pois Paulo estava pregan­do as boas-novas a respeito de Jesus e da ressurreição.
Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntara m:'Podem os saber que novo ensino é esse que você está anunciando? Você está nos apresentando algumas ideias estranhas, e queremos saber o que elas significam.'
Todos os atenienses e estrangeiros que ali viviam não se preocupavam com outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades.
Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição; AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. [...]
"No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrepen­dam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mun­do com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-O dentre os mortos,'
Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, al­guns deles zombaram, e outros disseram: 'A esse respeito nós o ouviremos outra vez.' Com isso, Paulo retirou-se do meio deles, Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e tam­bém uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles." Atos 17:10-12,16-23,30-34.

VOCÊ SABIA?: Josh D. McDowelI, Bob Hostetler e David H. Bellis, autores de Beyond Belief to Convictions  [Além  da Crença Para Convicções] concluem, baseados em muitos estudos (in­cluindo os deles próprios), que jovens que não tiveram um sistema de crença bíblico e/ou têm ideias distorcidas a respeito de Deus, da verdade e da Bíblia são;
  • 216% mais propensos a ser ressentidos
  • 210% mais propensos a não ter um propósito na vida
  • 200% mais propensos a fi­car desapontados na vida
  • Jovens com crenças distorci­das são:
  • 200% mais propensos a roubar
  • 200% mais propensos a fe­rir alguém fisicamente
  • 300% mais propensos a usar drogas ilegais
  • 600% mais propensos atentar suicídio

Curiosamente, independente­mente de sua afinidade espiritual, eles "querem uma vida saudável, uma vida relativamente significa­tiva na Terra e uma casa no Céu"

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de agradecer as suas postagens da lição dos adolescentes a cada semana, sou professor dessa classe e como possuo apenas o Auxiliar venho aqui e olho como esta na lição, gostaria de fazer a sugestão de se possível colocar também a sessão O que você acha? ou os versos de impacto.
    Obrigado que Deus continue te abençoando! Bom sábado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, ficamos felizes que estamos lhe ajudando. A sessão "O que você acha?" e "Versos de Impacto" fazem parte do estudo diário da lição, cada dia de estudo está relacionado com um tópico da lição, então ele é postado por ordem de compatibilidade, é só você reparar isso na nossa aba "Lição Diária".

      Excluir