RADIO NOVO TEMPO

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

LIÇÃO 6: BATENDO À PORTA DO CÉU!

TEXTO CHAVE: “Depois disseram: ‘Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra’” (Gênesis 11:4).




ESTUDANDO A HISTÓRIA: Poucas histórias na Bíblia estimulam tan­to a imaginação como a narrativa da Torre de Babel. Ela atrai nossa atenção por várias razões. A absoluta audácia de um grupo de pessoas em se lançar à construção de uma estrutura que atingisse literalmente os Céus não é espetacular. O que é audaciosa é a ra­zão desse projeto. Os construtores de Ba­bel decidiram levar adiante esse projeto em clara violação aos decretos divinos. Deus ti­nha prometido que jamais destruiria o mun­do com um dilúvio novamente, mas eles es­colheram instituir uma apólice de seguro no caso de Deus mudar de ideia posteriormen­te. Também construíram a torre para burlar a segunda ordem de Deus para que eles se dispersassem por todo o mundo.
Caim havia sido o construtor da primeira cidade, em oposição à sentença que Deus lhe havia dado de viver no campo. Novamente é possível perceber o mesmo espírito de re­belião entre os construtores da torre. Eles também desejavam se tornar famosos por causa daquela magnífica estrutura. Quando a construção da torre estava bastante avan­çada, Deus interveio e reduziu a pó não só o edifício, mas também o orgulho deles.
A lição mais marcante que podemos ti­rar do episódio de Babel é a da obediência a Deus. Quando Deus nos diz para fazermos algo, não importa se vai contra nossa von­tade, devemos obedecer. Enquanto estuda a lição nesta semana, reflita sobre que "Ba­bel" precisa ser eliminada de sua vida para os caminhos de Deus fiquem desimpedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário